Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Transporte Sentimental



Sábado, 31.12.16

leonoreta leitão - «era uma vez uma boina» em alcanena

xE3o.jpeg


O livro de memórias tem o título de «Era uma vez uma boina» (Edições Colibri) e das suas 286 páginas dou destaque às que se referem a Alcanena nas palavras da sua autora - Leonoreta Leitão. Na página 12 a propósito de um estudo psicológico do Prof. Delfim Santos (teste da árvore) lê-se o seguinte: «Só em Alcanena me apercebi dessas minhas qualidades («pés bem assentes na terra») quando me achei perante uma escola do Ciclo Preparatório e com determinação consegui que ela viesse a ser uma Escola Técnica.» Na página 91 leio: «A minha Escola é um edifício camarário que não foi feito para tal. Foi o presidente da Câmara que solicitou à Direcção Geral do Ensino Técnico a criação daquela secção para os alunos que não têm condições económicas para se deslocarem a Torres Novas, Neste momento não tenho carteiras nem quadros nem secretárias… Vou preparando aquilo que posso: os horários, umas instruções… Eu sou nomeada subdirectora de Tores Novas para dirigir a secção de Alcanena. Tenho independência pedagógica mas dependência administrativa. O Ministério informa-me que vai chegar mobiliário. Por isso vou à escola. Aí uma desagradável surpresa me esperava: os pais queriam saber o que se passa. Todos se mostram apreensivos e eu dou as explicações necessárias. Até que um certo homem se adianta, de aspecto rude e procura agredir-me com uma pedra. Os outros advertem-no com dureza e a situação é ultrapassada. Mais tarde uma dessas mulheres dirá: «Nós lá nas Moitas estamos todos muito incomodados com aquele que foi incorrecto com a senhora. Ele devia estar com os copos…» Na página 263 lá vem a decisão da Câmara Municipal de Alcanena: «Atribuir à Doutora Leonoreta Leitão a medalha de prata de Mérito Municipal». --

Autoria e outros dados (tags, etc)

por José do Carmo Francisco às 11:04



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031