Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Transporte Sentimental



Segunda-feira, 10.08.15

adeus antónoop, até sempre ou até um dia

Image.jpg


Agora que vives no Montijo, essa terra que foi minha entre 1957 e 1961, mesmo por isso, pensei numa aproximação entre nós. Afinal eu era vizinho do Joaquim José, um jogador de futebol do Sporting Clube de Portugal que marcou um golo decisivo aos 87 minutos no Barreiro, um Barreirense-SCP da época futebolística de 1957/58. A graça disto tudo está no facto de no livro dos CTT, escrito por Homero Serpa e Vítor Serpa em 2004, referir outro clube como vencedor do Campeonato Nacional de Futebol desse ano. Ora se eu era vizinho do jogador que marcou um golo decisivo, ainda mais me custa a mentira que o livro reproduz. Adiante. Faz parte do país que temos. Eu morava na Rua Sacadura Cabral, perto do cemitério e da malhada do Ferra. Havia um «fabrico» de rolhas de cortiça e um dia, no tempo das eleições de Humberto Delgado, foram todos presos até o patrão que era «democrata». Os operários eram «comunistas», isto na linguagem do Estado Novo e do seu regime político. Havia um conjunto musical (salvo erro o «Lua Azul») que reunia no areal ao pé do Cais dos Vapores no Verão mas um dia foram todos levados para Caxias. Outra memória tem a ver com uma frase que eu ouvi um domingo de manhã a um senhor da melhor sociedade montijense: «Os filhos dos motoristas não vão para o Liceu!». E o jornal «Gazeta do Sul» onde o Sebastião da Gama publicou os seus primeiros poemas assinando como «Zé d´Anicha» por causa da pedra com esse nome? E quando eu era apanha bolas no Campo Luís Almeida Fidalgo no tempo em que o guarda-redes do Montijo se chamava Redol, um nome igual ao do escritor que eu iria conhecer mais tarde em Vila Franca de Xira? Tanta história… mas saíste do Facebook. Terá sido por causa do Patilhas & Ventoínha? Gostava de saber mas, como não dizes nada, fico na mesma. --

Autoria e outros dados (tags, etc)

por José do Carmo Francisco às 09:17



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2015

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031